Santa Ágata nasceu na Sicília, de pais ricos e nobres, e já na mais tenra infância se consagrou a Deus. Em meio aos perigos e tentações, serviu a Cristo em pureza de corpo e de alma. Quinciano, que governava a Sicília sob o Imperador Décio, ouvira o rumor de sua beleza e riqueza, e criou leis contra os cristãos como pretexto para convocá-la de Palermo até a Catânia, onde à época ele se encontrava.
Ficou presa por um mês, sob a tutela de uma mulher muito má. Face à opção de, em troca de sua vida e segurança, consentir com o pecado, ela permaneceu fiel. Então, Quinciano passou da paixão à crueldade, decepou seus dois seios. Mas, durante a noite, São Pedro lhe aparece e curou as suas feridas. Irritado com a sua coragem, apesar das torturas, Quinciano mandou submetê-la aos carvões incandescentes, vestida apenas com o véu vermelho como esposa de Cristo.
Mas como toda a cidade de Catânia foi abalada por um terremoto, os habitantes foram às pressas até o Tribunal e começaram gritar e ela foi tirada dos carvões ardentes, com seu véu vermelho ainda íntegro, e levada novamente para a prisão, onde abriu os braços e se dirigiu ao Senhor, dizendo: “Senhor, que me criastes e me protegestes, desde a minha infância; na minha juventude, me fizestes agir com coragem; que me libertastes dos prazeres mundanos; que preservastes meu corpo da contaminação; que me fizestes vencer os tormentos do algoz, dos ferros, do fogo e das correntes; que me destes, entre os tormentos, a virtude da paciência, vos peço, agora, acolher o meu espírito, por que já é hora que eu deixe este mundo, segundo a vossa vontade, para gozar da vossa misericórdia”. Ao pronunciar estas palavras, já com voz fraca, na presença de muitas pessoas, entregou seu espírito”. Era o dia 5 de fevereiro de 251.
É venerada na Igreja desde os primeiros tempos. O seu nome figura no primeiro cânone da Missa, e em Roma chegaram a existir mais de doze igrejas a ela dedicadas.
A Academia Brasileira de Hagiologia é uma academia dedicada ao estudo da hagiologia, ou seja, dos santos, candidatos à honra dos altares, movimentos messiânicos e coisas sagradas e santificadas.
CNPJ: 07.289.867/0001-58
Copyright © 2025 | ABRHAGI – Todos os direitos reservados. Este site foi construído por R&A Design.