São Vilibrordo nasceu em Nortúmbria (Inglaterra) em 657, e aos 20 anos de idade se dirigiu à Irlanda para estudar com Santo Egberto. Doze anos mais tarde, sentiu-se atraído a converter as grandes tribos pagãs que cresciam no norte da Europa. Foi a Roma para receber a bênção do Papa Sérgio I, e com onze companheiros chegou a Utrecht, atual Holanda. Os pagãos não aceitavam a religião de seus inimigos, os francos; e São Vilibrordo só podia evangelizar no caminho aberto por Pepino de Herstal, convertendo as tribos que este subjugara. Com a urgente solicitação de Pepino, foi novamente a Roma, vindo a ser consagrado Arcebispo de Utrecht.
Era de personalidade imponente e ao mesmo tempo amável, franco e alegre, sábio no conselho, agradável no discurso, e incansável e vigoroso em todas as obras de Deus, trabalhador que não conhece pausa nem crise de desânimo; austero, prudente, leal, tenaz, devoto do Papa.
Multidões foram convertidas, e ele construiu igrejas e nomeou sacerdotes por toda a parte. Realizou muitos milagres, e possuía o dom da profecia. Trabalhou incansavelmente como bispo por mais de 50 anos, amado igualmente por Deus e pelos homens.
Foi homem de ação e de oração, e sobretudo grande organizador. Extenuado pelo trabalho e debilitado pela idade, adormeceu no Senhor dentro dos muros do mosteiro que tinha construído.
A Academia Brasileira de Hagiologia é uma academia dedicada ao estudo da hagiologia, ou seja, dos santos, candidatos à honra dos altares, movimentos messiânicos e coisas sagradas e santificadas.
CNPJ: 07.289.867/0001-58
Copyright © 2025 | ABRHAGI – Todos os direitos reservados. Este site foi construído por R&A Design.