14 de novembro
São Lourenço O’Toole, Bispo
(1125-1180)

São Lourenço nasceu por volta do ano 1125. Quando tinha apenas dez anos, seu pai o deu como refém para Dermod Mac Murehad, Rei de Leinster, que o tratou com grande desumanidade, até que o rei foi obrigado a colocá-lo nas mãos do Bispo de Glendalough, no país de Wicklow.

A juventude santa, por sua fidelidade em corresponder a graça divina, cresceu para ser um modelo de virtudes. Com a morte do bispo, que também era abade do mosteiro, São Lourenço foi escolhido abade em 1150, quando tinha apenas 25 anos, e governou sua numerosa comunidade com maravilhosas virtude e prudência.

Em 1161 São Lourenço foi unanimemente escolhido para preencher a nova Sé Metropolitana de Dublin. Por volta do ano 1171 ele foi obrigado, pelos afazeres da diocese, a ir para a Inglaterra para ver o Rei, Henrique II, que estava então em Cantuária.

Foi recebido pelos Monges Beneditinos com grande honra e respeito. No dia seguinte, quando se preparava para o ofício, um maníaco, que ouviu muito sobre sua santidade, e que foi levado por uma ideia de fazer outro homem tão santo como São Tomás Becket, golpeou-o com violento golpe na cabeça.

Todos os presentes concluíram que ele havia sido ferido mortalmente; mas ele recobrando os sentidos, pediu a água, abençoou-a, e tendo lavado o ferimento, o sangue parou imediatamente, e o Arcebispo celebrou a Santa Missa.

Em 1175, Henrique II da Inglaterra ficou ofendido com Derong, o monarca da Irlanda, e São Lourenço tomou outra jornada para a Inglaterra para negociar uma reconciliação entre eles. Henrique estava tão movido por sua piedade, caridade, e prudência que ele confiou tudo a ele, e deixou toda a negociação em sua direção.

Completou sua jornada em 14 de novembro, 1180, e foi enterrado na Igreja da abadia em Eu, nos confins da Normandia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *