Presidente da ABRHAGI visita Causa de Beatificação da Serva de Deus Madre Maria de Lourdes de Santa Rosa

O ano de 2025 começou com uma longa jornada de atividades na Academia Brasileira de Hagiologia. No dia 6 de janeiro, o Presidente da ABRHAG, Dom André Santos, OSB, visitou a Causa de Beatificação da Serva de Deus Madre Maria de Lourdes de Santa Rosa, no Mosteiro da Imaculada Conceição, em Guaratinguetá – SP.

Na ocasião, Dom André, visitou o túmulo de Madre Maria de Lourdes na capela do mosteiro, e esteve com a Abadessa Madre Teresinha da Sagrada Face, que partilhou sobre o andamento da causa e trabalho de divulgação.

Madre Maria de Lourdes nasceu em Polignano a Mare, Itália, em 1910, e veio para o Brasil aos 2 meses de idade, junto com seus pais e sua irmã Filomena. Foram morar no bairro do Pari, em São Paulo, onde nasceram seus irmãos, Paulo José e Domingos. Aos 21 anos ingressou no Mosteiro da Luz para ser uma religiosa Concepcionista. Recebeu o hábito em 1931, com o nome de Irmã Maria de Lourdes de Santa Rosa e fez Profissão Solenes em 15 de agosto de 1935.

Ali viveu 13 anos, até ser designada Abadessa, do novo mosteiro a ser fundado em Guaratinguetá, onde chegou com outras cinco monjas no fim do ano de 1944. Foi por 24 anos, administradora e superiora dedicada e prudente do mosteiro. Sofreu muito e teve dolorosas doenças. Já debilitada pela vida austera e sofrimentos físicos e morais, adquiriu uremia e problemas no pulmão, falecendo na capital paulista no dia 19 de novembro de 1974.

Para Dom André Santos, as visitas às causas de canonização e beatificação no Brasil, além de serem um trabalho de aproximação entre a ABRHAGI e as causas, são verdadeiras peregrinações de esperança, momentos de renovação da caminhada, pois sempre conhece de perto verdadeiros testemunhos de fé.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *