Natural de Tessalônica, Grécia. Nasceu por volta do ano 353. Aos 25 anos, foi viver no Egito. Ali passou cinco anos de vida austera e penitente. Por cinco anos também viveu em uma gruta perto do rio Jordão, na Palestina, o que lhe custou uma grave enfermidade. Indo a Jerusalém em busca de cura para seus males, encontrou-se com Marcos, que se tornou seu fiel discípulo.
Tempos depois, São Porfírio enviou a Tessalônica o seu discípulo Marcos, encarregado de vender os bens que o santo possuía por lá e trazer o dinheiro para ser distribuído aos pobres em Jerusalém. São Porfírio nada guardou para si. Para ganhar seu sustento trabalhava em um curtume na Cidade Santa. Após 40 anos neste ofício, foi ordenado sacerdote pelo Patriarca de Jerusalém. Mais tarde, foi nomeado Bispo de Gaza. Exerceu grande influência religiosa e política em seu tempo, conseguindo da imperatriz Eudóxia um memorial decretando a total demolição dos templos pagãos em Gaza e redondezas. Em homenagem à rainha, construiu uma suntuosa basílica. Morreu em 420.
A Academia Brasileira de Hagiologia é uma academia dedicada ao estudo da hagiologia, ou seja, dos santos, candidatos à honra dos altares, movimentos messiânicos e coisas sagradas e santificadas.
CNPJ: 07.289.867/0001-58
Copyright © 2025 | ABRHAGI – Todos os direitos reservados. Este site foi construído por R&A Design.