Ginetta Calliari nasceu em Trento, Itália, em 15 de outubro de 1918. Em 1944, conheceu Chiara Lubich, e participou com ela e outras jovens de uma experiência que começaria a se chamar Movimento dos Focolares.
Deparando-se com o desaparecimento de todos os seus sonhos diante da destruição provocada pela Segunda Guerra Mundial, decidiram dedicar-se a suprir as necessidades daqueles que mais sofriam. Entenderam assim que o amor a Deus, o qual havia se tornado seu grande ideal, só poderia existir através do amor ao próximo.
Em 1959, Chiara enviou Ginetta ao Brasil para começar a difusão do Movimento dos Focolares para além das fronteiras europeias.
Após uma permanência de cinco anos no Nordeste, viajando por todas as capitais daquela região, e levando com a palavra e o seu testemunho o ideal da fraternidade e da unidade, Ginetta foi para a cidade de São Paulo. Em 1969, transferiu-se definitivamente para o município de Vargem Grande Paulista.
Durante cerca de 30 anos, acompanhou pessoalmente a fundação de outros centros de irradiação do Movimento dos Focolares no Brasil: em Brasília, Manaus, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Maceió, São Luís e, passo a passo, o desenvolvimento da Mariápolis Araceli (hoje Mariápolis Ginetta em sua homenagem), sede nacional dos Focolares, em Vargem Grande Paulista.
Faleceu em Vargem Grande Paulista, em 8 de março de 2001.
A Academia Brasileira de Hagiologia é uma academia dedicada ao estudo da hagiologia, ou seja, dos santos, candidatos à honra dos altares, movimentos messiânicos e coisas sagradas e santificadas.
CNPJ: 07.289.867/0001-58
Copyright © 2025 | ABRHAGI – Todos os direitos reservados. Este site foi construído por R&A Design.