Dom Inocêncio López Santamaria nasceu em 28 de dezembro de 1874, na aldeia de Sotovellanos, província de Burgos, Espanha. Aos 15 anos, ingressou na Ordem de Nossa Senhora das Mercês, no convento de Poyo, na Galícia. Foi ordenado sacerdote no dia 18 de setembro de 1897.
Foi vigário provincial e superior do convento de Madri e também foi mestre geral da Ordem de Nossa Senhora das Mercês, tendo vivido 11 anos em Roma, Itália.
No dia 1º de agosto de 1930 foi nomeado Bispo da Prelazia de Bom Jesus de Gurgueia -Piauí, onde atuavam os missionários Mercedários. Foi ordenado bispo em 31 de agosto de 1930. Chegou ao interior do Piauí em janeiro de 1931, após 12 dias a cavalo vindo da Bahia. Pela precariedade das estradas, não pôde chegar à cidade de Bom Jesus do Gurgueia e, por isso, ficou em São Raimundo Nonato.
Dom Inocêncio trabalhou com todo o zelo apostólico e teve como uma de suas grandes preocupações a formação do clero. Também foi o co-fundador da Congregação das Irmãs Mercedárias Missionárias do Brasil.
Tinha como característica marcante o fato de acreditar na superação da pobreza através da educação. Ele construiu mais de 28 escolas somente na zona rural de São Raimundo Nonato e contratava professores para lecionar latim, francês e música para a população pobre.
Costumava colocar dinheiro em um envelope e pedia para alguém colocar debaixo da porta de família pobres.
Dom Inocêncio morreu em 9 de março de 1958, no Hospital Espanhol de Salvador – Bahia, de câncer no fígado, e está sepultado na Catedral de São Raimundo Nonato.
A Academia Brasileira de Hagiologia é uma academia dedicada ao estudo da hagiologia, ou seja, dos santos, candidatos à honra dos altares, movimentos messiânicos e coisas sagradas e santificadas.
CNPJ: 07.289.867/0001-58
Copyright © 2025 | ABRHAGI – Todos os direitos reservados. Este site foi construído por R&A Design.