Santo Estanislau nasceu em 1030, em Szczepanowa, Diocese de Cracóvia, Polônia. De família pobre, estudou com os beneditinos de Cracóvia, depois em Liège, Bélgica. De regresso à pátria, exerceu o ministério sacerdotal com zelo e inteligência, fazendo várias reformas pastorais. Aos 42 anos, foi nomeado Bispo de Cracóvia por Alexandre II.
Sua nomeação agradou a todos, até mesmo ao rei Boleslau (1058-1079), que a princípio apoiou suas iniciativas pastorais. Sagrado bispo, organizou sua diocese e teve sempre duas predileções: os pobres, e seus padres, que tinha o cuidado de visitar todos os anos.
A harmonia com o rei Boleslau se rompeu quando Santo Estanislau não hesitou em denunciar publicamente e excomungar o rei, que dava escândalo com seu comportamento: desmando e corrupção dos costumes da corte.
O rei acusou-o de traição e a 11 de abril de 1079 matou-o enquanto celebrava a Eucaristia na igreja de São Miguel. Foi canonizado em 17 de agosto de 1253. Santo Estanislau não somente é venerado na Polônia, mas também na Europa e nas Américas.
A Academia Brasileira de Hagiologia é uma academia dedicada ao estudo da hagiologia, ou seja, dos santos, candidatos à honra dos altares, movimentos messiânicos e coisas sagradas e santificadas.
CNPJ: 07.289.867/0001-58
Copyright © 2025 | ABRHAGI – Todos os direitos reservados. Este site foi construído por R&A Design.