1º de agosto
Santo Afonso Maria de Ligório, Bispo e Doutor da Igreja
(1696-1787)

Santo Afonso Maria de Ligório nasceu em Marianella, perto de Nápoles, a 27 de setembro de 1696. Era o primogênito de uma família bastante numerosa, pertencente à nobreza napolitana. Recebeu uma esmerada educação em ciências humanas, línguas clássicas e modernas, pintura e música. Seus pais lhe ensinaram um profundo amor a Jesus Cristo visto como o Menino de Belém, o Crucificado, o Jesus da Eucaristia, e Maria. Aos 12 anos entrou para a faculdade de direito onde se forma com 16 anos. Terminou os estudos universitários alcançando o doutorado em direitos civil e canônico e começou a exercer a profissão de advogado.

Teve grande sucesso em seu desenvolvimento profissional, mas faltava a conversão. Esta ocorreu na Semana Santa de 1722. Em 1723, depois de um longo processo de discernimento, abandonou a carreira jurídica, decidiu-se pelo Evangelho e começou os estudos eclesiásticos. Foi ordenado sacerdote a 21 de dezembro de 1726. Viveu seus primeiros anos de sacerdócio procurando atender os marginalizados de Nápoles.

No dia 9 de novembro de 1732, fundou a Congregação do Santíssimo Redentor – Redentoristas, para seguir o exemplo de Jesus Cristo anunciando a Boa Nova aos pobres e aos mais abandonados. Outra grande contribuição para a Igreja foi na área da reflexão teológica moral, com a sua Teologia Moral. Esta obra nasceu da experiência pastoral, da sua habilidade em responder às questões práticas apresentadas pelos fiéis e do seu contato com os problemas do dia-a-dia: ao pessimismo religioso e ao rigorismo puritano e jansenista opôs uma imensa confiança na misericórdia redentora de Deus.

Foi ordenado Bispo de Santa Ágata dos Gôdos em 1762. Foi um bispo pobre, muito dedicado à renovação dos seus padres, do seminário, das paróquias e do povo. Morreu no dia 1º de agosto de 1787.

Foi canonizado em 26 de maio de 1839, proclamado Doutor da Igreja em 1871, e Patrono dos Confessores e Moralistas em 1950.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *