2 de agosto
São Pedro Julião Eymard, Presbítero
(1811-1868)

São Pedro Julião Eymard nasceu no norte da França, em Esère, no dia 4 de fevereiro de 1811, primeiro filho de um casal de simples comerciantes, profundamente religioso. Todos os dias, sua mãe levava-o à igreja, para receber a bênção eucarística. Assim, aos cinco anos de idade, despontou sua vocação religiosa e sacerdotal.

Mas encontrou a objeção do seu pai. Apesar de muito religioso, ele não concordou com a decisão do filho, porque precisava da sua ajuda no trabalho, para sustentar a casa. Além disto, não tinha condições de pagar as despesas dos estudos no seminário. Diante desses fatos, só lhe restava rezar muito enquanto trabalhava e, às escondidas, estudar o latim. No dia 20 de julho de 1834 conseguiu realizar o seu sonho, recebendo a ordenação sacerdotal.

Depois de muitos anos como Marista, Deus preparou uma obra maior para Padre Eymard, um carisma lhe invadiu o coração: ser fundador de uma Congregação. Em Paris, a 13 de maio de 1856, após anos de discernimento e consultas, recebeu a permissão do Arcebispo de Paris para fundar a Congregação do Santíssimo Sacramento. Pouco tempo depois, fundou a Agregação do Santíssimo Sacramento e junto com Margarida Guillot, em 1864, fundaram a Congregação das Servas do Santíssimo Sacramento – ramo feminino da Congregação.

Padre Pedro Julião Eymard foi incansável, viajando por toda a França, para levar sua mensagem eucarística. Como seu legado, além da nova congregação, deixou inúmeros escritos sobre a espiritualidade eucarística.

Muito doente, ele faleceu na sua cidade natal no dia 1º de agosto de 1868, com apenas cinquenta e sete anos de idade. Beatificado pelo Papa Pio XI em 1925, foi canonizado pelo Papa São João XXIII em 1962.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *