17 de agosto
Santa Beatriz da Silva, Virgem
(1437-1492)

Santa Beatriz da Silva nasceu em 1437, em Campo Maior, Portugal, em uma família nobre e muito cristã. Desde menina cultivou um amor pela Mãe de Deus e escutava com atenção a pregação dos frades franciscanos em defesa do mistério da Imaculada Conceição de Maria.

Ainda jovem, foi para corte de Tordesilhas como dama de honra da Rainha Isabel. Estando ela na corte, não deixou que seu coração se apegasse as vaidades que lá existia, seu coração estava voltado para Deus.

Santa Beatriz passou por um grande sofrimento por parte da Rainha. Contudo, pela sua fé e resiliência Deus transformou seu sofrimento em bênçãos e uma dessas bênçãos está em ela ter experimentado um profundo consolo e proteção da Virgem Maria, a quem sempre teve devoção. Desde então, Beatriz decidiu ir para um mosteiro em Toledo, onde permaneceu por cerca de 30 anos. Em 1484, fundou a Ordem da Imaculada Conceição, e que foi aprovado pelo Papa Inocêncio VIII em 30 de abril de 1489.

Santa Beatriz, faleceu em Toledo, no Mosteiro da Conceição a 9 de agosto no ano 1492. A sua beatificação deu-se em 28 de julho de 1926 e sua canonização em 3 de outubro de 1976.

Santa Beatriz fundou uma família religiosa para honrar, celebrar e contemplar o mistério de Maria em sua Imaculada Conceição. À luz desse mistério, que está sempre ligado estreitamente ao seu Filho, encontrou inspiração para viver o ideal monástico na profissão dos conselhos evangélicos, fazendo-se hóstia viva, na oração, na escuta da Palavra, no louvor perene através da Liturgia das Horas, na disponibilidade e no ocultamente silencioso onde encontra nele a razão do existir e de estar no mosteiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *