6 de setembro
Serva de Deus Cecília do Coração de Maria
(1852-1950)

Madre Cecília do Coração de Maria (Antônia Martins de Macedo) nasceu em Piracicaba, aos 07 de julho de 1852.

Por obediência ao pai, casou-se. Teve três filhos, sendo a menina excepcional. Foi com o trabalho de costureira que conseguiu criá-los, especialmente quando se tornou viúva.

Tendo ingressado na Ordem Franciscana Secular, recebeu o nome de Irmã Cecília.

Aos 06 de janeiro de 1896, recebeu uma inspiração de Deus, assim se expressando: “Desejava arranjar uma casa onde, morando com algumas Irmãs Terceiras, pudéssemos levar uma vida de oração e de trabalhos, auxiliando os nossos Capuchinhos em suas árduas missões”. Comunicou esse desejo às companheiras de trabalho e a Frei Luiz Maria de São Tiago, seu Diretor Espiritual. Imediatamente iniciaram-se as obras para a construção do Asilo Coração de Maria Nossa Mãe. No dia da inauguração, aos 02 de fevereiro de 1898, Frei Luiz disse: “Daqui em diante as meninas pobres não chorarão mais as lágrimas da orfandade, pois o Coração de Maria, nossa Mãe, a todos oferece auxílio e agasalho maternais”.

No dia 30 de setembro de 1900, no mesmo Asilo, sete Irmãs Terceiras davam início à Congregação das Irmãs Franciscanas do Coração de Maria, sendo Madre Cecília a Fundadora.

Por determinação do Bispo Diocesano, e na finalidade de fazer a Vontade de Deus, passou a residir à parte num chalé com sua filha Rosa e Irmã Maria do Carmo. Ali foi o lugar onde, especialmente cultivou a santidade, na oração, no sofrimento e na entrega total de si a Deus.

Permaneceu no chalé 31 anos, voltando ao Asilo. Faleceu aos 06 de setembro de 1950.

Sua vida é dom precioso para a Igreja, pela fé, esperança e confiança na providência de Deus e no Coração de Maria, além de uma caridade imensa para com os órfãos, doentes, leprosos, velhinhos, abandonados e encarcerados. Ela é modelo de mulher forte, como filha, esposa, mãe e religiosa. Dizia sempre: “O Coração de Maria tudo proverá”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *