A Bem-aventurada Maria Madalena Bódi nasceu em 8 de agosto de 1921, em Szigliget, Hungria. Seus pais, ambos trabalhadores rurais, não puderam se casar porque seu pai, de origem desconhecida, não possuía documentação. Embora registrada como filha ilegítima, ela adotou o nome do pai, que era um homem rude, ateu e alcoólatra. Foi nesse contexto social empobrecido que, influenciada pela mãe, provavelmente de rito ocidental, desenvolveu sua educação religiosa, frequentando assiduamente a paróquia latina. Lá, após receber os sacramentos da Primeira Comunhão e da Crisma, dedicou-se a servir as crianças, filiando-se à Szívgárda (Associação da Guarda do Coração), que visava proporcionar educação religiosa às crianças mais novas por meio da devoção ao Sagrado Coração de Jesus.
Sua vida foi inteiramente marcada por um espírito de fé, que moldou sua prática sacramental e seu zelo apostólico. Ela sempre nutriu uma intensa devoção à Eucaristia e, em 1938, participou de um dos numerosos retiros espirituais realizados em seu país em preparação ao Congresso Eucarístico Internacional de Budapeste.
Viveu plenamente a virtude da caridade, dedicando-se incondicionalmente ao serviço dos pobres e dos idosos negligenciados ou abandonados, confiando na Divina Providência. Ela gostaria de abraçar a vida religiosa, mas como nenhuma congregação podia acolhê-la devido à situação irregular de seus pais, durante um retiro espiritual, em 26 de outubro de 1941, festa de Cristo Rei, consagrou-se Senhor, fazendo um voto privado de castidade perpétua.
Em 1939, começou a trabalhar em uma fábrica, ingressando na Associação de Moças Trabalhadoras para oferecer apoio moral e espiritual às suas colegas. Logo após o início da Segunda Guerra Mundial, ela, juntamente com seus companheiros, ajudou muitos idosos e mães com crianças pequenas, cuidando dos feridos no hospital próximo. Após as tropas soviéticas chegarem à sua aldeia, ela foi morta em 23 de março de 1945, defendendo-se da agressão de um soldado russo.
A Academia Brasileira de Hagiologia é uma academia dedicada ao estudo da hagiologia, ou seja, dos santos, candidatos à honra dos altares, movimentos messiânicos e coisas sagradas e santificadas.
CNPJ: 07.289.867/0001-58
Copyright © 2025 | ABRHAGI – Todos os direitos reservados. Este site foi construído por R&A Design.