Bruno de Hartenfaust, nasceu na cidade de Colônia (Alemanha), por volta do ano 1035. Estudou em Reims e em Paris. Retornando à terra natal, foi ordenado sacerdote, dedicando-se ao ensino de teologia na Arquidiocese de Reims por mais de 25 anos.
O comportamento de um prelado indigno induziu-o a abandonar a cátedra à qual se dedicara, deixando dois importantes comentários dos Salmos e de São Paulo. Estava já designado bispo, quando o rei impôs outro. Dirigiu-se então a Grenoble, onde o bispo Hugo lhe cedeu, juntamente a seis companheiros seus, um local montanhoso e solitário, a “Chartreuse”.
Aí se iniciou a Ordem dos Cartuxos, embora Bruno não tivesse tal intenção. Urbano II, seu ex-aluno, o quis em Roma, e Bruno fundou um mosteiro nas termas de Diocleciano. Retirado na Calábria, lá organizou algumas cartuxas.
Os cartuxos procuram conciliar vida comunitária e silenciosa com vida contemplativa. Na Cartuxa reside o silêncio total e absoluto como meio para chegar a Deus.
São Bruno morreu em Squillace, na Calábria, no ano 1101.
A Academia Brasileira de Hagiologia é uma academia dedicada ao estudo da hagiologia, ou seja, dos santos, candidatos à honra dos altares, movimentos messiânicos e coisas sagradas e santificadas.
CNPJ: 07.289.867/0001-58
Copyright © 2025 | ABRHAGI – Todos os direitos reservados. Este site foi construído por R&A Design.