9 de outubro
São Dionísio e seus Companheiros, Mártires

São Dionísio, popularmente conhecido como São Dênis de Paris, foi durante muito tempo venerado como único padroeiro de França, até surgir Santa Joana d’Arc para dividir com ele a grande devoção cristã do povo daquele país.

De origem italiana, ele era um jovem missionário enviado pelo Papa Fabiano para evangelizar a antiga Gália, no ano 250. Formou, então, a primeira comunidade católica em Lutécia, atual Paris, sendo eleito o seu primeiro bispo. De todos os missionários romanos enviados à Gália, São Dionísio foi o que mais profundamente penetrou a fé no país.

Durante a perseguição de Valeriano ele foi capturado e jogado na prisão, e depois de permanecer ali por algum tempo. Foi decapitado, no local hoje conhecido como Montmartre, isto é, “Colina do Mártir”. Ao lado do Bispo Dênis, o Sacerdote Rústico e o Diácono Eleutério, seus companheiros, também testemunharam sua fé cristã.

Sobre o seu túmulo em Montmartre, mais tarde, foi edificada uma basílica, junto à qual, no ano 630, o Rei Dagoberto, ergue-se a Abadia de Saint-Denys.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *