Frei Nemésio Bernardi nasceu no dia 9 de março de 1927, em Veranópolis – RS, filho de Adriano Bernardi e Filomena Zandoná Bernardi. O casal teve dezoito filhos, dos quais três faleceram algumas horas depois do nascimento e um morreu aos quatro anos de idade. Dos quatorze que sobreviveram, doze tornaram-se religiosos.
Aos 17 anos ingressou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, e fez a profissão religiosa no dia 6 de janeiro de 1944. Serviu inicialmente como irmão leigo no Rio Grande do Sul e foi transferido para o Rio de Janeiro em 1964. Inicialmente servia na hospedaria do convento, sendo o responsável pela limpeza dos quartos para os frades, principalmente os oriundos da sua região, que iam fazer, entre outras coisas, tratamento de saúde ou resolver algum outro assunto na então capital federal.
Foi ordenado sacerdote no dia 21 de janeiro de 1984. Destacando-se pelo atendimento constante a doentes em hospitais e residências, além de sua dedicação ao confessionário na Igreja dos Capuchinhos (Santuário Basílica de São Sebastião), na Tijuca.
Viveu de forma simples. Era um homem prático, que resolvia as coisas de forma mais rápida possível. Uma das suas características mais importantes era a sua disponibilidade para atender a chamados para bênçãos ou visitas a enfermos, ocasião em que ele largava tudo para responder aos apelos.
Frei Nemésio faleceu na manhã do dia 4 de fevereiro de 2016, aos 88 anos de idade.
A Academia Brasileira de Hagiologia é uma academia dedicada ao estudo da hagiologia, ou seja, dos santos, candidatos à honra dos altares, movimentos messiânicos e coisas sagradas e santificadas.
CNPJ: 07.289.867/0001-58
Copyright © 2025 | ABRHAGI – Todos os direitos reservados. Este site foi construído por R&A Design.