No dia 29 de janeiro, o Presidente da Academia Brasileira de Hagiologia, Dom André Alves dos Santos, OSB, visitou o sarcófago onde estão os retos mortais do Servo de Deus Padre José Calvi, na Igreja Senhor Bom Jesus do Portão, em Curitiba.
O Servo de Deus José Calvi nasceu em Cortemilia, Itália, no dia 1º de maio de 1901. Filho de João Calvi e Madalena Lustrini, viveu a sua infância numa família bastante pobre, mas de bons princípios católicos.
As 14 anos ingressou no Seminário da Congregação dos Oblatos de São José em Asti, Itália, onde no dia 26 de julho de 1926 foi ordenado sacerdote. Partiu para o Brasil dois meses depois, e nunca mais retornou.
Trabalhou em Curitiba e em Paranaguá, Paraná, mas logo no início de 1928, acometido de tuberculose foi internado no Sanatório São Sebastião da cidade de Lapa, Paraná. Ali foi um apóstolo entre os tuberculosos, pois seu zelo pelas almas era tão grande que mesmo com o seu estado de fraqueza, não deixava de assistir aos doentes em agonia, ainda que fosse nas horas mais avançadas da noite. Tomado pela doença e debilitado ao extremo, não deixava de ir todos os dias à capela para receber a comunhão, e isto até o último dia de sua vida. Faleceu serenamente no dia 26 de setembro de 1943.
As visitas do presidente da ABHAGI às causas de beatificação e canonização no Brasil fazem parte das atividades que a Academia está realizando para conhecer e divulgar os candidatos às honras dos altares, assim como reforças as relações de trabalhos com as postulações.
A Academia Brasileira de Hagiologia é uma academia dedicada ao estudo da hagiologia, ou seja, dos santos, candidatos à honra dos altares, movimentos messiânicos e coisas sagradas e santificadas.
CNPJ: 07.289.867/0001-58
Copyright © 2025 | ABRHAGI – Todos os direitos reservados. Este site foi construído por R&A Design.