O Padre João Francisco de Siqueira Andrade nasceu em Jacareí – São Paulo, no dia 16 de julho de 1837. Foi batizado e crismado aos 31 de julho de mesmo ano.
Iniciou sua caminhada como seminarista, sendo aluno do Seminário Diocesano de São Paulo onde fez seus estudos, partindo depois para o Rio Grande do Sul e ordenado sacerdote, em 08 de dezembro de 1864.
Ainda no primeiro ano de seu ministério sacerdotal, alistou-se como voluntário da Pátria com a missão de ser capelão dos recrutas na Guerra do Paraguai. Os horrores vividos na guerra levaram o Padre Siqueira a amadurecer o seu ideal de educação já alimentado desde seminarista. Ao regressar ao país, depara-se com órfãos e viúvas, e vê nos acontecimentos o apelo de Deus e a hora de iniciar sua obra de educação.
Escreve seu projeto de educação e o apresenta ao Imperador Dom Pedro II, em 15 de julho de 1868 e dois meses depois, ao dar aprovação, o monarca acrescenta que a ideia era boa e humanitária, porém dificílima.
Padre Siqueira inicia suas grandes peregrinações pelas fazendas do interior do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Fraco, andando a cavalo, exposto ao sol e à chuva, às tempestades, a crítica e violência, nunca cedeu ao desânimo.
Fundou em 22 de janeiro de 1871, em Petrópolis, como um projeto piloto de educação para todo o país, no Brasil Império, a Escola Doméstica de Nossa Senhora do Amparo, voltada para a educação de meninas.
Morre em 10 de abril de 1881, em consequência de tuberculose contraída no período da guerra.
A Academia Brasileira de Hagiologia é uma academia dedicada ao estudo da hagiologia, ou seja, dos santos, candidatos à honra dos altares, movimentos messiânicos e coisas sagradas e santificadas.
CNPJ: 07.289.867/0001-58
Copyright © 2025 | ABRHAGI – Todos os direitos reservados. Este site foi construído por R&A Design.