Nasceu em Assis, em 1194. Conterrânea de São Francisco de Assis, Santa Clara foi sua discípula e fiel intérprete de seu ideal ascético. De família nobre, dotada de extraordinária beleza e possuidora de muitas riquezas, Clara, aos 18 anos, fugiu de casa para se consagrar a Deus, mediante uma vida de absoluta pobreza, a exemplo de São Francisco de Assis. Juntamente com Inês, sua irmã mais jovem e outras companheiras, Santa Clara instalou-se no Oratório de São Damião. Era o início das Clarissas. Procuravam em tudo viver o ideal franciscano da pobreza.
Contam os Fioretti que um dia São Francisco mandou dizer a Santa Clara que rezasse a Deus para que ele pudesse saber o que mais agradava a Deus: dedicar-se à pregação ou à oração. Depois de muita oração, o mensageiro levou a resposta a Francisco: “Tanto a Frei Silvestre como a Irmã Clara e sua irmã, Cristo respondeu e revelou que sua vontade é que vás pelo mundo a pregar, porque ele não te escolheu para ti somente, mas ainda para a salvação dos outros!”
Em 1240, enquanto o exército sarraceno de Frederico II assolava o vale de Espoleto, um grupo de soldados avançou para atacar o convento de Santa Clara. Ela providenciou para que o Santíssimo fosse posto em um ostensório, acima do portão do convento, de frente para o inimigo, e então se ajoelhou diante dele e rogou: “Não entregai às bestas, Ó Senhor, as almas daqueles que confessam Teu nome”. Uma voz que ecoava da tropa respondeu: “Minha proteção jamais te faltará”. A hoste inimiga foi subitamente tomada pelo pânico, saindo em disparada, e o convento foi poupado.
Faleceu em 1253, enquanto era feita a leitura da Paixão do Senhor.
A Academia Brasileira de Hagiologia é uma academia dedicada ao estudo da hagiologia, ou seja, dos santos, candidatos à honra dos altares, movimentos messiânicos e coisas sagradas e santificadas.
CNPJ: 07.289.867/0001-58
Copyright © 2025 | ABRHAGI – Todos os direitos reservados. Este site foi construído por R&A Design.