12 de janeiro
São Bento Biscop, Abade
(628-690)

São Bento Biscop nasceu em 628, na Nortúmbria, Irlanda. Com a idade de 25 anos renunciou aos favores do rei Oswiu e se pôs ao serviço do verdadeiro rei, Jesus Cristo. Após ter feito sua escolha, fez a primeira das seis viagens a Roma. Era fã incondicional dos santos apóstolos Pedro e Paulo e dos papas. Suas viagens tinham a finalidade da devoção e também o aprendizado de exemplos e instituições monásticas.

São Bento Biscop foi incumbido de acompanhar à Inglaterra o novo Bispo de Cantuária, São Teodosio. Implantou na Inglaterra o amor às letras, às ciências, às artes… De regresso de suas viagens e peregrinações a Roma, sempre trazia consigo grande número de livros que tratavam dos mais variados assuntos. Foi Abade do Mosteiro de São Pedro de Cantuária.

Em 674, fundou na embocadura do rio Vire um grande mosteiro, e outro em honra a São Paulo, a duas léguas do primeiro. Trouxe da França toda sorte de artesãos e artífices construtores, pedreiros, vidreiros, a fim de construir igrejas e orná-las com vitrais. Mandou vir da Europa imagens de santos e ornamentos para a Igreja de São Pedro. Introduziu nos mosteiros ingleses os usos e os costumes dos mosteiros romanos.

Morreu no dia 12 de janeiro de 690.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *