Nasceu em Pontecurone, norte da Itália, no dia 23 de junho de 1872. Aos treze anos foi recebido como Aspirante num Convento Franciscano em Voghera, mas saiu um ano depois devido a doença. De 1886 a 1889 foi aluno de São João Bosco no Oratório Salesiano de Valdocco em Turim.
Em 1889 entrou no Seminário de Tortona. Ainda jovem seminarista se dedicava às obras de solidariedade para com os necessitados. Em 1892 abriu seu primeiro Oratório, um centro de educação cristã e de recreação para os meninos pobres. No ano seguinte fundou uma escola em regime de internato, para rapazes de famílias pobres.
No dia 13 de abril de 1895, foi ordenado sacerdote. Numa sequência rápida, abriu novas fundações. Uniram-se a eles seminaristas e padres que formaram o primeiro núcleo de uma nova Família Religiosa a Pequena Obra da Divina Providência. Em 1899 deu início a mais um ramo da nova congregação: os Eremitas da Divina Providência e depois das Irmãs Sacramentinas Cegas, e algum tempo depois as Contemplativas de Jesus Crucificado.
Em 29 de junho de 1915, surgiu como novo ramo a Congregação das Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade, religiosas movidas pelo mesmo carisma fundacional.
Depois da Primeira Grande Guerra (1914-1918) multiplicaram-se as escolas, colégios, colônias agrícolas, obras caritativas e sociais. Entre as muitas obras, as mais características foram os Pequenos Cotolengos, instituições destinadas aos mais sofredores e abandonados, localizadas nas periferias das grandes cidades.
Em 1940 morreu no dia 12 de março de 1940, sussurrando suas últimas palavras: “Jesus! Jesus! Estou indo”.
A Academia Brasileira de Hagiologia é uma academia dedicada ao estudo da hagiologia, ou seja, dos santos, candidatos à honra dos altares, movimentos messiânicos e coisas sagradas e santificadas.
CNPJ: 07.289.867/0001-58
Copyright © 2025 | ABRHAGI – Todos os direitos reservados. Este site foi construído por R&A Design.