13 de setembro
São João Crisóstomo, Bispo e Doutor da Igreja
(349-407)

São João Crisóstomo é certamente o mais conhecido dentre os Padres da Igreja grega. Nasceu em Antioquia por volta do ano 349. Após a morte de Antusa, sua mãe, retirou-se para o deserto, onde viveu seis anos, como anacoreta. Os dois últimos anos ele os viveu numa caverna na mais completa solidão, mas a saúde frágil o fez retornar a Antioquia. Em 386 foi ordenado sacerdote. Logo alcançou fama de grande pregador, cuja eloquência lhe valeu o título de “Crisóstomo”, o que significa: “boca de ouro”.

Eleito Patriarca de Constantinopla, deu-se totalmente ao serviço de seu povo e da Igreja. Simples, modesto, jovial, porém forte contra o vício e o luxo, tudo dava aos pobres. Não poupou os desregramentos da corte imperial, atraindo feroz oposição. Desenvolveu então uma pastoral sistematizada, com evangelização rural, criação de hospitais, procissões antiarianas, sermões “de fogo” com que incriminava e advertia os fiéis, chamando-os à conversão…

São João Crisóstomo é chamado “Doutor da Eucaristia” pela vastidão e riqueza de sua doutrina sobre o Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo. Uma anáfora que traz o seu nome (sem ser diretamente sua) é a mais difundida no Oriente entre católicos e ortodoxos. É um elemento de união de grandíssima importância.

As intrigas políticas levaram-no várias vezes ao exílio, onde morreu. Era o dia 14 de setembro de 407. Somente em 438 os seus restos mortais foram transferidos de Comana no Ponto para Constantinopla. São João Crisóstomo deixou-nos vários escritos expondo a fé cristã e encorajando à vivência daquilo que Jesus ensinou. É o primeiro dos quatro grandes Doutores orientais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *