14 de agosto
Venerável Antônio de Almeida Lustosa
(1886-1974)

Dom Antônio de Almeida Lustosa nasceu na cidade de São João del Rei, estado de Minas Gerais, no dia 11 de fevereiro de 1886, em uma família da burguesia camponesa local, caracterizada por uma profunda fé cristã.

Sentindo a vocação sacerdotal, ingressou em 1902 no Colégio Salesiano de Cachoeira do Campo, Minas Gerais. Em 28 de janeiro de 1906, fez a profissão religiosa temporária e, três anos depois, a perpétua. Em 28 de janeiro de 1912, foi ordenado sacerdote. Foram-lhe confiadas diversas tarefas: primeiro, o cuidado dos aspirantes à vida salesiana em Cachoeira do Campo e, depois, em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco. Em 1915, foi nomeado mestre de noviços em Lorena e, no ano seguinte, diretor do Colégio São Manoel de Lavrinhas, diretor do Liceu Maria Auxiliadora e vigário da paróquia de Bagé, Rio Grande do Sul.

Nomeado Bispo de Uberaba, Minas Gerais, foi sagrado a 11 de fevereiro de 1925. Em 17 de dezembro de 1928, foi transferido para Corumbá, Mato Grosso e, em 10 de julho de 1931, para Belém, Pará. Em 19 de julho de 1941, foi nomeado Arcebispo de Fortaleza, Ceará.

Fascinado pela figura e espiritualidade de São João Bosco, dedicou-se incansavelmente ao cuidado das almas, convicto de que a primeira evangelização consiste em restituir a dignidade às pessoas e famílias mais pobres. Cuidou dos imigrantes, fundou novas paróquias, clínicas, hospitais, escolas públicas gratuitas e clubes de trabalhadores. Inaugurou os Serviços Sociais Arquidiocesanos, promoveu a Ação Católica, a catequese e as vocações sacerdotais.

Publicou inúmeros livros sobre teologia, filosofia, espiritualidade, literatura, geologia e botânica.

Verdadeiro homem de Deus, era humilde e caridoso. Como pastor, demonstrou competentes qualidades de liderança e notável capacidade de organização.

Faleceu a 14 de agosto de 1974, 11 anos após sua renúncia e residindo em Carpina, diocese de Nazaré, Pernambuco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *