14 de janeiro
Bem-aventurado Pedro Donders, Presbítero
(1809-1887)

O Bem-aventurado Pedro Donders nasceu em Tilburg, nos Países Baixos, em 27 de outubro de 1809. A pobreza da sua família levou-o a trabalhar como tecelão, e em 1832 ingressou no seminário de St. Michiels-Gestel, pagando com seu trabalho a mensalidade. Ordenado presbítero em 1841, pôde seguir a vocação missionária a partir de 1842 no Suriname, então colônia neerlandesa.

Durante 14 anos exerceu o apostolado entre os cerca de 2 mil católicos de Paramaribo, dedicando-se também aos escravizados no engenho, às guarnições militares, e aos indígenas e negros. Em 1856 partiu como voluntário para a colônia de leprosos do Governo em Batávia, onde por 28 anos cuidou dos enfermos.

 

Em 1866 decidiu ingressar à Congregação do Santíssimo Redentor, à qual o Papa Pio IX havia encarregado o Vicariato Apostólico do Suriname. Emitiu seus votos no dia 27 de junho de 1867, retornou como Missionário Redentorista à colônia de leprosos, de onde saía apenas para evangelizar os indígenas e negros.

Vivia de maneira simples, dedicado à oração e à penitência: muitas vezes interrompia o sono à noite para dedicar uma hora de oração de joelhos diante do Santíssimo. Dormia sobre uma tábua de madeira e usava a disciplina pelo menos uma vez ao dia. Por causa de sua grande caridade, as pessoas viam nele um forte sinal de santidade ainda em vida.

Após uma vida inteiramente dedicada aos pobres, morreu no dia 14 de janeiro de 1887 na colônia de leprosos que ele atendia com tanto carinho. Seu corpo está sepultado na catedral de Paramaribo, capital do Suriname. O Papa São João Paulo II o beatificou em 1982.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *