14 de março
Servo de Deus Domingos Chohachi Nakamura
(1865-1940)

Monsenhor Domingos Nakamura nasceu no dia 22 de agosto de 1865, na ilha de Fukue-jima, província de Nagasaki, Japão. Seus pais eram descendentes dos cristãos que haviam chegado a ilha, refugiando-se das perseguições religiosas.

Em 1880, ingressou no Seminário de Nagasaki. Fez estudos clássicos, filosóficos e teológicos com distinção. Dezessete anos depois, no dia 7 de fevereiro de 1897 foi ordenado sacerdote.

Foi designado para as missões da ilha Amami Oshima, localizada bem ao sul do Japão, banhada pelo Oceano Pacífico. Durante 26 anos ininterruptos, trabalhou incansavelmente na ilha, merecendo muita estima e admiração.

No final de 1922, ele recebeu o pedido que vinha do Brasil, solicitando um ou dois padres de sua diocese, para atender os japoneses que haviam emigrado para o Brasil. Como nenhum outro sacerdote havia se apresentado, Monsenhor Nakamura comunicou ao bispo que, embora sendo idoso, se fosse aceito, aceitaria a incumbência de ir ao Brasil.

No dia 30 de agosto de 1923, chegou em Botucatu – São Paulo, e logo começou sua caminhada missionária. As viagens que empreendia eram as mais precárias possíveis. Apenas em poucas ocasiões viajavam de trem. Na maioria das vezes, ele utilizava como meio de transporte as carroças, os cavalos ou andava a pé.

Nessas viagens que se estendiam não só a Diocese de Botucatu, mas também a todo Estado de São Paulo, Mato Grosso, Paraná e sul de Minas Gerais, percorria inúmeras localidades, em árduo trabalho pastoral.

Em um bairro de Birigui, por muito pouco tempo, residiu numa moradia de extrema pobreza. Em seguida, fixou sua residência em Álvares Machado. Sua casa possuía apenas dois cômodos e localizava no meio das plantações de café e algodão.

Monsenhor Nakamura não teve uma paróquia no Brasil. Sempre foi missionário itinerante. Depois de 42 anos de sacerdócio, dos quais 17 anos no Brasil, faleceu no dia 14 de março de 1940, em Álvares Machado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *