São César de Bus nasceu em Cavillon, aos arredores de Avignon (França), no dia 3 de fevereiro de 1544. Cresceu em ambiente familiar e social cristão, passou pelo sofrimento da crise da adolescência que marcou profundamente sua juventude e o levou a uma vida despreocupada, feita de companhias e divertimentos fáceis.
O forte apelo para abandonar o caminho do pecado e retornar à prática de uma fé cristã autêntica passou por pessoas humildes que o Senhor colocou em seu caminho: Antoinette Reveillade e Louis Guyot. Essas duas pessoas, reunidas na casa de Bus, rezaram a Deus pelo milagre de sua conversão.
Em 1575 voltou para o Senhor sob a orientação do padre jesuíta Pequet: mudou de vida, retomou os estudos e começou a preparação para o sacerdócio. Ordenado sacerdote em 1582, tornou-se catequista apaixonado. No silêncio da ermida de São Tiago, situada na colina sobranceira a Cavaillon, mergulhou na oração prolongada e no estudo do catecismo. Fundou um grupo de sacerdotes: Congregação dos Padres da Doutrina Cristã, Doutrinários, com os quais traçou um estilo de vida comum e compartilhou o esforço e a alegria.
Seguiram-se anos de fecundo apostolado catequético, mas também acompanhado de não poucos sofrimentos físicos e morais, entre eles o abandono dos primeiros companheiros e a progressiva cegueira, que se tornaria total nos últimos anos de sua vida.
Faleceu em 15 de abril de 1607. Foi canonizado no dia 15 de maio de 2022, pelo Papa Francisco.
A Academia Brasileira de Hagiologia é uma academia dedicada ao estudo da hagiologia, ou seja, dos santos, candidatos à honra dos altares, movimentos messiânicos e coisas sagradas e santificadas.
CNPJ: 07.289.867/0001-58
Copyright © 2025 | ABRHAGI – Todos os direitos reservados. Este site foi construído por R&A Design.