15 de dezembro
Santa Maria Crucifixa de Rosa, Virgem
(1813-1855)

Santa Maria Crucifixa de Rosa, no século Paula Francisca Maria, nasceu na cidade de Bréscia, Itália, no dia 6 de novembro de 1813.

Durante a primeira infância foi educada pelas Irmãs da Visitação, mas abandonou a escola após a morte da mãe em 1824. Com 11 anos, começou a trabalhar na fábrica da família. Lá ela conheceu as duras condições em que muitas mulheres trabalhavam, por isso ficaria marcada para sempre.

Aos 17 anos, decidiu consagrar sua vida a Deus através do serviço aos mais necessitados. Por isso, incentivada pela fé e pelo amor ao próximo, organizou as trabalhadoras da fábrica com o propósito de gerar vínculos de apoio e solidariedade entre suas famílias.

Preocupada com a problemática social, em 1836 deu início à Congregação das Servas da Caridade, entregou-se de corpo e alma ao cuidado dos doentes, vítimas da peste que assolou Bréscia.

Foi-lhe confiado o Hospital de São Lucas, quando Bréscia sofria os efeitos de uma guerra contra a Áustria. Santa Maria Crucifixa de Rosa e suas companheiras trabalharam incansavelmente dia e noite, cuidando dos feridos.

Em 1852, a fundadora e as vinte e cinco companheiras fizeram a sua profissão religiosa. A consolidação da Congregação foi difícil, mas aos poucos, o trabalho das Irmãs foi reconhecido e hoje encontram-se espalhadas por todos os continentes.

Faleceu no dia 15 de dezembro de 1855. Foi canonizada por Pio XII, em 1954.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *