Nasceu em Lauingen, Baviera (Alemanha) por volta do ano 1206. Estudou em Pádua e em Paris. Em 1229, professou na Ordem Dominicana, partindo logo depois para Colônia, onde existia uma das mais importantes escolas da Ordem. Eram milhares os estudantes que passavam pelas universidades (de Nápoles, Bolonha, Paris, Oxford, Colônia), onde os grandes mestres desfilavam, procurando conciliar ciências e santidade, fé e razão. Entre os mais ilustres, destacou-se Santo Tomás de Aquino.
Pedro da Prússia disse a seu respeito: “Iluminaste a todos. Foste preclaro pelos teus escritos. Iluminaste o mundo porque soubeste tudo quanto se podia saber”.
Eleito superior provincial da Alemanha, abandonou a cátedra de Paris e quis estar constantemente presente à comunidade confiada aos seus cuidados. Percorreu a pé as regiões germânicas, pedindo esmola durante a viagem para comer e para dormir.
Foi sagrado Bispo de Regensburg e muito trabalhou pela restauração da paz entre grupos e nações. Deixou muitas obras escritas, versando sobre a doutrina cristã e sobre as ciências naturais.
Já velho e cansado, para se preparar para bem morrer, fez erigir a sua própria sepultura, junto à qual ia todos os dias recitar o Ofício dos mortos. Morreu em Colônia a 15 de novembro de 1280. Canonizado em 1931, Pio XII o proclamou patrono dos cultores das ciências naturais. Mereceu o apelido de Grande e de Doutor da Igreja.
A Academia Brasileira de Hagiologia é uma academia dedicada ao estudo da hagiologia, ou seja, dos santos, candidatos à honra dos altares, movimentos messiânicos e coisas sagradas e santificadas.
CNPJ: 07.289.867/0001-58
Copyright © 2025 | ABRHAGI – Todos os direitos reservados. Este site foi construído por R&A Design.