O Abade Romualdo, pai dos monges Camaldulenses, desde muito jovem mostrou forte inclinação à vida solitária e à oração, embora vivendo no meio de várias tentações e exemplos de mundanismos, uma vez que era filho do duque de Ravena. Nasceu na Toscana e viveu no final do século X e início do século XI. Reformador da vida monástica, chegou à vida religiosa marcado por um triste acontecimento: seu pai matara em duelo um parente.
Primeiramente foi monge Beneditino, na abadia de Ravena. Fundou depois o mosteiro de Campo Maldoli, dando origem assim à Ordem Camaldulense, procurando conciliar vida de solidão absoluta e vida comunitária. Apesar de monge, foi um homem comprometido com o seu tempo: missões na Boêmia e Polônia, peregrinações à Terra Santa, reforma do clero e dos monges. São Pedro Damião escreveu a sua vida.
Ao pressentir a morte, despediu-se de cada um dos monges e quis morrer sozinho, sem ninguém por companhia.
A Academia Brasileira de Hagiologia é uma academia dedicada ao estudo da hagiologia, ou seja, dos santos, candidatos à honra dos altares, movimentos messiânicos e coisas sagradas e santificadas.
CNPJ: 07.289.867/0001-58
Copyright © 2025 | ABRHAGI – Todos os direitos reservados. Este site foi construído por R&A Design.