Maria Assunta Catarina Marchetti nasceu em Lombrici di Camaiore, Província de Lucca, na região da Toscana, Itália, em 15 de agosto de 1871. Desde jovem Maria Assunta ansiava por uma vida de total dedicação e doação a Deus como religiosa contemplativa. Mas as tarefas domésticas, a doença da mãe e a morte prematura do pai impediram-na de realizar imediatamente suas aspirações.
Em 1895 aceitou o pedido de seu irmão, Padre José Marchetti, para acompanhá-lo em sua missão no Brasil, para cuidar dos órfãos dos emigrantes italianos. Em 25 de outubro de 1895, Maria Assunta, sua mãe e duas amigas emitiram os primeiros votos religiosos nas mãos de São João Batista Scalabrini, Bispo de Piacenza e fundador da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeu, Scalabrinianas, constituindo as Servas dos Órfãos e Abandonados, e partiram para o Brasil.
Ao chegarem a São Paulo dedicaram-se ao cuidado dos órfãos e afetados pela cólera tifoide e pela difteria. O orfanato tinha como objetivo ser um ambiente familiar para os pequenos que haviam perdido os pais nos trajetos da imigração e no trabalho nas fazendas de café. Eram órfãos italianos, africanos, todos eram bem acolhidos. Madre Assunta se dedicou ao próximo com heroísmo e não media esforços quando se tratava de atender ao mais necessitado.
Uma ferida grave na perna, provocada durante a visita a um doente, causou-lhe longos anos de sofrimento. Madre Assunta passou os últimos meses de sua vida em uma cadeira de rodas, mas sempre atenta em servir o próximo. Morreu em 1º de julho de 1948, em meio aos órfãos, no orfanato da Vila Prudente, cidade de São Paulo – SP. Madre Assunta foi beatificada em 25 de outubro de 2014.
A Academia Brasileira de Hagiologia é uma academia dedicada ao estudo da hagiologia, ou seja, dos santos, candidatos à honra dos altares, movimentos messiânicos e coisas sagradas e santificadas.
CNPJ: 07.289.867/0001-58
Copyright © 2025 | ABRHAGI – Todos os direitos reservados. Este site foi construído por R&A Design.