A celebração da Solenidade de Todos os Santos é o reconhecimento de que a santidade cristã se manifesta como participação na vida de Deus, que a santidade é dom Deus e resposta do homem à iniciativa divina. Esta solenidade tem tripla finalidade, como recorda o elogio do Martirológio Romano: “Na mesma celebração festiva, a santa Igreja ainda peregrina sobre a terra venera a memória daqueles cuja companhia alegra os Céus, para que se estimule com o seu exemplo, se conforte com a sua proteção e com eles receba a coroa do triunfo na visão eterna da divina majestade”.
Celebrar todos os santos é olhar para o exemplo que eles transmitem e querer fazer o mesmo; é ter a certeza da proteção que eles oferecem, por isto muitos deles são escolhidos como patronos; é como Igreja peregrina caminhar em direção ao céu.
Os santos são a multidão dos eleitos (cf. Ap 7, 2-4.9-14), que formam a assembleia celeste dos intercessores, dos que viverem as bem-aventuranças (cf. Mt 5,1-12) e já contempla a Deus face a face, pois o ser humano é chamado a participar da vida de Deus (1Jo 3,1-3; Ap 22, 4).
A Igreja ao longo do ano vive e celebra o mistério pascal de Cristo pelo culto aos santos. Em 1º de novembro, aproximando-se da conclusão do ano litúrgico, ela reúne todos os santos para celebrar os frutos da salvação alcançados pela morte e ressurreição de Cristo. Essa solenidade recorda tanto aos santos canonizados e todos aqueles que foram lavados pelo sangue do Cordeiro e se tornaram vitorioso em Cristo, pela graça de Deus, à medida que corresponderam ao plano de Deus a seu respeito e deixaram revestir-se da santidade de Deus.
Os santos são exemplos a serem imitados, pois eles assim o são não com sua própria santidade, mas com a santidade do Cristo-Deus. Somente em Cristo eles foram santificados, pois apenas Cristo derrama sobre os homens o Espírito de santidade. Na vida dos santos o Senhor oferece um exemplo, na comunhão com eles, um vínculo de amor fraternal, em sua intercessão, ajuda e apoio.
A Academia Brasileira de Hagiologia é uma academia dedicada ao estudo da hagiologia, ou seja, dos santos, candidatos à honra dos altares, movimentos messiânicos e coisas sagradas e santificadas.
CNPJ: 07.289.867/0001-58
Copyright © 2025 | ABRHAGI – Todos os direitos reservados. Este site foi construído por R&A Design.