Monsenhor Joaquim Arnóbio de Andrade, filho de Joaquim Anselmo de Andrade e Maria da Penha Sousa Andrade, nasceu em Massapê – Ceará, no dia 26 de abril de 1915. Foi batizado a 25 de junho do mesmo ano, na Igreja Matriz de Santa Úrsula, então padroeira da paróquia, hoje, Nossa senhora do Perpetuo Socorro. Cresceu e desenvolveu-se como uma criança sadia: gostava de jogar bola com seus irmãos e amigos da mesma idade.
Em 1927, ingressou no seminário São José, em Sobral, iniciando sua formação para o sacerdócio. Estudou em Fortaleza, onde fez seus cursos de Filosofia e Teologia, Moral e Dogmática no Seminário Episcopal do Ceará, Seminário da Prainha.
Sua ordenação diaconal aconteceu no dia 30 de janeiro de 1938 e a sacerdotal em 20 de novembro de 1938, pela imposição das mãos de Dom José Tupinambá da Frota, primeiro Bispo de Sobral. Procurou encarar em suas ações através do sublime ministério sacerdotal a pessoa de Jesus Cristo e buscou ser coerente com o lema do seu sacerdócio “Enviou-me para anunciar a boa nova aos pobres e curar os corações contritos” (Lc 4,18).
Recebeu diversas atribuições: reitor e diretor espiritual do Seminário de Sobral, cumulando as funções de ecônomo, por anos consecutivos; professor dos colégios Sant’Ana e Sobralense entre outras. Possuía um perfil sereno e firme, quando falava; manso e solicito ao dar o socorro espiritual; penitente e austero, quando ao domínio de si e quando admoestava os irmãos por ele assistidos.
Em 15 de agosto de 1957, fundou a Congregação das Missionárias Reparadoras do Coração de Jesus. Por esta família religiosa dedicou todo seu empenho, conhecimento e serviço.
Faleceu, às 10 horas do dia 2 de abril de 1985, em fama de santidade.
A Academia Brasileira de Hagiologia é uma academia dedicada ao estudo da hagiologia, ou seja, dos santos, candidatos à honra dos altares, movimentos messiânicos e coisas sagradas e santificadas.
CNPJ: 07.289.867/0001-58
Copyright © 2025 | ABRHAGI – Todos os direitos reservados. Este site foi construído por R&A Design.