Padre Luso Barros de Matos nasceu em 16 de dezembro de 1906, na cidade de Balsas, Maranhão. Foi o primeiro dos três filhos de Petronilha de Barros Matos e Prezilino de Araújo Matos. Órfão de pai ainda pequeno, foi criado pela mãe, que o ensinou desde cedo a pedir proteção a Santo Antônio, devoção que acompanhou Padre Luso por toda a vida.
Seu sonho era ser padre, mas a saúde frágil o impediu de ser aceito em diversos seminários. Só foi acolhido na Diocese de Porto Nacional, que reconheceu sua vocação. Ali, foi ordenado em 23 de setembro de 1945, na Catedral de Nossa Senhora das Mercês.
Padre Luso viveu e atuou em Porto Nacional até sua morte, em 3 de agosto de 1987, aos 81 anos. Morava com extrema humildade no Seminário São José, em um quarto simples. Visitava doentes, acompanhava famílias enlutadas, acolhia marginalizados e celebrava missas em comunidades distantes.
Ficou conhecido pelas bênção e curas. Muitos fiéis relatam terem recebido graças por sua intercessão, tanto quando ele ainda era vivo, quanto após sua morte.
A Academia Brasileira de Hagiologia é uma academia dedicada ao estudo da hagiologia, ou seja, dos santos, candidatos à honra dos altares, movimentos messiânicos e coisas sagradas e santificadas.
CNPJ: 07.289.867/0001-58
Copyright © 2025 | ABRHAGI – Todos os direitos reservados. Este site foi construído por R&A Design.