Dom Tomás Vaquero nasceu no dia 26 de março de 1914, em Pirassununga, São Paulo. Portador de espírito alegre e brincalhão, fazia anedotas com as situações simples do dia-a-dia. Ingressou no Seminário Menor de Campinas em 3 de fevereiro de 1930 e foi ordenado sacerdote em 12 de abril de 1941.
Na década de 1940, teve como ministério principal o trabalho no Seminário Central do Ipiranga, em São Paulo; na de 1950, dedicou seus trabalhos à Faculdade de Campinas. Em torno desse eixo desenvolveu intensas atividades pastorais que, com disposição de ânimo, fazia de seu ministério sacerdotal a razão primeira de sua vida, não só na formação dos vocacionados, mas igualmente na pregação contínua do evangelho.
Em 31 de janeiro de 1960 tomou posse como pároco da Paróquia São José, de Mogi Mirim. Impressiona sua infatigável solicitude pastoral. Nunca se furtou a se fazer Igreja presente junto ao povo.
Foi ordenado Bispo de São João da Boa Vista em 15 de agosto de 1963, permanecendo como pastor por quase 28 anos, tendo participado de quatro sessões do Concílio Ecumênico Vaticano II, ao mesmo tempo em que, acolhendo serena e alegremente as suas novidades, implementou-as rapidamente nas paróquias da diocese.
Numa época em que se constatou o fechamento de muitos seminários, Dom Tomás começou a construir o seminário na diocese, o que lhe acarretou forte resistência. Ele, em silêncio obsequioso, continuava a sua luta, tanto que as vocações prosperaram na diocese e, a partir daí, muitos dos sacerdotes formados sob sua época passaram a trabalhar em outras dioceses brasileiras e até no exterior.
Dom Tomas era incansável na prática da caridade no dia a dia. Lembrava-se dos nomes das pessoas de todos os cantos da diocese, brincava com as crianças, atendia confissões como um vigário de uma pequena cidade, tinha misericórdia para com os pecadores, acompanhava pessoas doentes e aflitas ao hospital.
Vencido pelo enfraquecimento de sua saúde, faleceu no dia 02 de agosto de 1992, após ser internado em hospital da cidade de Campinas, onde seria submetido a uma cirurgia cardíaca.
A Academia Brasileira de Hagiologia é uma academia dedicada ao estudo da hagiologia, ou seja, dos santos, candidatos à honra dos altares, movimentos messiânicos e coisas sagradas e santificadas.
CNPJ: 07.289.867/0001-58
Copyright © 2025 | ABRHAGI – Todos os direitos reservados. Este site foi construído por R&A Design.