Irmã Clemência de Oliveira, no século Francisca Benícia de Oliveira, nasceu na cidade de Redenção, Ceará, no dia 23 de agosto de 1896. Benicinha, como era carinhosamente chamada pelos familiares, alimenta sua fé e intimidade com Deus através de suas devoções marianas e eucarísticas.
Aos 23 anos ingressou na Companhia das Filhas de Caridade, em Fortaleza, e apenas com três meses depois, dada sua profunda espiritualidade e virtudes de humildade e caridade, foi enviada para o noviciado no Rio de Janeiro.
Em obediência às suas superioras, foi enviada ao Colégio da Imaculada Conceição em Fortaleza, e recebeu da superiora seu nome que se transformaria em uma missão de vida, a partir daquele momento, passou a ser chamada de Irmã Clemência.
Por 13 anos trabalhou na cozinha do Colégio da Imaculada, em uma época em que os fogões eram movidos a lenha, o calor e a fumaça predominavam. Tendo adoecido no trabalho, foi transferida para Pacoti, Ceará, onde se instalou o Patronato da Imaculada Conceição e iniciou seu serviço aos pobres e doentes.
Enviada para Baturité, em 1943, dedicou-se à Vila São Vicente, da Sociedade de São Vicente de Paulo, e aos pobres e doentes. Enfermeira dos pobres atendia dezenas de pessoas. Aos sábados pegava uma charrete e fazia os atendimentos aos doentes que não tinham condições de ir ao ambulatório. Irmã Clemência com pouca ajuda via-se obrigada e mendigar junto aos comerciantes, nas feiras, para conseguir doações em alimentos e, em Fortaleza, remédios.
Depois de um longo calvário em decorrência do agravamento do diabetes, sendo obrigada a amputar o pé esquerdo uma semana antes do seu falecimento ocorrido santamente aos 2 de julho de 1966.
A Academia Brasileira de Hagiologia é uma academia dedicada ao estudo da hagiologia, ou seja, dos santos, candidatos à honra dos altares, movimentos messiânicos e coisas sagradas e santificadas.
CNPJ: 07.289.867/0001-58
Copyright © 2025 | ABRHAGI – Todos os direitos reservados. Este site foi construído por R&A Design.