20 de dezembro
São Domingos de Silos, Abade
(1000-1073)

São Domingos de Silos nasceu em Cañas, vila da Província de Navarra, Espanha, no ano 1000, dentro de uma humilde família cristã. Quando o seu pai enxergou a sua inclinação para os estudos religiosos, tratou logo de encaminhar o filho para a formação que o levou, por vocação, ao sacerdócio. Ordenado sacerdote, passou mais de um ano na família e depois viveu dezoito meses na solidão.

Com o passar do tempo entrou para a família Beneditina, ingressando no Mosteiro de Santo Emiliano, onde logo foi feito mestre dos noviços pelo abade. Em seguida, foi encarregado de restaurar o priorado de Santa Maria de Cañas. Após isso, foi feito Prior do Mosteiro de Santo Emiliano.

Um dia, o príncipe de Navarra, sem dinheiro para as suas guerras, veio ao mosteiro exigir uma contribuição exorbitante. Os monges estavam dispostos a ceder, mas o Prior deu uma recusa humilde e categórica. Fugindo da vingança do príncipe, Domingos exilou-se em Burgos onde Fernando Magno, rei de Castela e Aragão, recebeu o fugitivo em seu palácio. São Domingos retirou-se, todavia, para um eremitério fora da cidade. O rei pensou então no Mosteiro de São Sebastião de Silos, quase abandonado, e deu-o ao recém-chegado, a 14 de janeiro de 1041.

Restaurou o Mosteiro de Silos, arruinado pelas guerras árabes. Restaurou também o priorado de Santa Maria de Cañas. Foi o prior do Mosteiro de São Millán. Foi perseguido por García de Nájera, que o exilou do Mosteiro de São Millán para Burgos, onde foi recebido por Fernando Magno, rei de Castela e de Aragão. Conta-se que São Domingos libertou muitos escravos cristãos caídos nas mãos dos mouros. Era um homem culto e exerceu grande influência política e religiosa. Tinha em torno de si homens versados em ciências e letras. Fundou uma biblioteca, onde se reuniam numerosos manuscritos em caracteres visigóticos.

Morreu em Silos, no dia 20 de dezembro de 1073.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *