20 de janeiro
Serva de Deus Maria Imaculada da Santíssima Trindade
(1909-1988)

Maria Giselda Villela nasceu em Maria da Fé – MG, em 8 de julho de 1909. De caráter vivo, colérico e de forte vontade, mas dotada de um grande coração, era a alegria da família. Em 1914, aproximadamente, levou um coice de um cavalo na virilha da perna esquerda. A ferida transformou-se em um tumor maligno, o qual a fez sofrer durante toda a vida toda.

Cursou o Magistério em Itajubá – MG. Não obstante a sua frágil saúde, foi admitida no Carmelo de Santa Teresinha do Menino Jesus, em Campinas – SP, no dia 29 de novembro de 1930. Em 12 de abril de 1931, recebeu o hábito religioso, com o nome de Irmã Maria Imaculada da Santíssima Trindade. No dia 13 de abril de 1932 faz sua Profissão de Votos Temporários e em 13 de abril de1935 a Profissão Solene.

Em agosto de 1936 foi eleita Sub-priora do Carmelo de Campinas, permanecendo neste cargo até outubro de 1943, quando saiu com três irmãs para a fundação do Carmelo da Sagrada Família, em Pouso Alegre – MG.

Diante das dificuldades próprias de um início de fundação, as três irmãs retornam ao Carmelo de Campinas, mas ela ficou sozinha com as noviças.

O telhado da casa ameaçava desabar. Sem meios, ela decidiu enfrentar a construção do mosteiro, contando com a ajuda da Providência Divina. As obras iniciaram-se em 1954, e em 1957 as irmãs mudam para o novo prédio, onde só o essencial estava pronto. Com pequenas interrupções, foram 30 anos de construção, terminada em 1984. Tantas atividades não a faziam descurar da vida contemplativa de seu Carmelo. As irmãs trabalhavam muito, mas o carisma Teresiano era vivido com todo o fervor e alegria.

Madre Maria Imaculada da Santíssima Trindade amava apaixonadamente a Jesus. Tomava todas as suas decisões com senso sobrenatural, sem respeito humano, com grande retidão e amor pelas pessoas. Inúmeras delas pediam-lhe orientação e orações.

Preparou a fundação do Carmelo de São José, em Campos – RJ, labor que consumiu suas últimas forças. Na manhã de 20 de janeiro de 1988, faleceu com fama de santidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *