20 de julho
Servo de Deus Cícero Romão Batista
(1844-1934)

Padre Cícero Romão Batista nasceu em Crato – Ceará, no dia 24 de março de 1844. Um fato importante marcou a sua infância: o voto de castidade, feito aos 12 anos. A inesperada morte de seu pai, vítima de cólera-morbo, em 1862, o obrigou a interromper os estudos. Em 1865, ingressou no Seminário da Prainha, em Fortaleza. Foi ordenado no dia 30 de novembro de 1870, em Fortaleza.

No Natal de 1871 Padre Cícero visitou pela primeira vez o povoado de Juazeiro (então pertencente a Crato), e aí celebrou a tradicional Missa do Galo. No dia 11 de abril de 1872 fixou residência definitiva no Juazeiro.

Uma vez instalado no lugarejo, tratou inicialmente de melhorar o aspecto do pequenino templo, adquirindo várias imagens com as esmolas dadas pelos fiéis. Depois, tocado pelo ardente desejo de conquistar o povo que lhe fora confiado por Deus, desenvolveu intenso trabalho pastoral com pregação, conselhos e visitas domiciliares.

Padre Cícero foi testemunha ocular de outro importante acontecimento em Juazeiro. Com aproximadamente 19 anos de sacerdócio, numa celebração eucarística ocorrida na primeira sexta-feira do mês de março de 1889, com a presença de moças que viviam da caridade, auxiliando a catequese daquele povo, ao dar a comunhão à Beata Maria de Araújo a hóstia consagrada se transformou em sangue em sua boca. Fato que ocorreu ainda por mais 138 vezes, num período de quase dois anos.

Diante do ocorrido, dos boatos e mentiras que apareciam, ele acionou a diocese para a abertura de uma investigação. O sangramento nas hóstias fora constatado por um médico e um farmacêutico. Uma primeira comissão diocesana deu parecer para um fato milagroso. O bispo, porém, indicou uma segunda comissão, que julgou o fato como incomum, mas não um milagre.

Diante da histeria popular em torno da situação, o então Bispo do Ceará proibiu o padre de atender confissões, pregar e orientar os fiéis. Em 1886, Padre Cícero teve o uso da ordem suspenso e, mesmo tendo recorrido à Santa Sé, não teve mais a alegria de voltar a exercer o ministério sacerdotal. Padre Cícero faleceu no dia 20 de julho de 1934.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *