Nasceu em Aosta, no Piemonte, em 1033. Educado pelos beneditinos, quis abraçar a vida monástica. Diante da oposição do pai, desistiu momentaneamente da ideia. Aos 20 anos, perante a impertinência do pai, pegou um burro e um criado e fugiu da casa paterna. Aventurou-se pela Borgonha, França e Normandia. Sempre sedento de conhecimentos, aos 27 anos ingressou no mosteiro de Bec, com a firme decisão de tornar-se monge e levar uma vida austera e despojada. Era o ano 1060. Foi nomeado Abade de Bec e mais tarde Arcebispo de Cantuária. Era o ano 1090.
Por seus escritos é considerado um dos precursores da teologia escolástica. Com sua ação, constituiu-se defensor da liberdade da Igreja contra as usurpações do poder civil.
Morreu em Cantuária, em 21 de abril de 1109. Em 1720 foi-lhe atribuído o título de Doutor da Igreja. Foi magnífico seu desejo de aprofundar os mistérios divinos, através de três etapas: a fé, como dom gratuito de Deus; a experiência ou encarnação da Palavra na vida diária; e o conhecimento ou intuição contemplativa. Extraordinariamente afetivo, em suas Meditações e Preces palpita um espírito moderno. Também sua intelectualidade antecipou as épocas.
A Academia Brasileira de Hagiologia é uma academia dedicada ao estudo da hagiologia, ou seja, dos santos, candidatos à honra dos altares, movimentos messiânicos e coisas sagradas e santificadas.
CNPJ: 07.289.867/0001-58
Copyright © 2025 | ABRHAGI – Todos os direitos reservados. Este site foi construído por R&A Design.