21 de fevereiro
São Pedro Damião, Bispo e Doutor da Igreja
(1007-1072)

Nascido de família pobre, no ano de 1007, em Ravena, São Pedro ficou ainda criança órfão de pai e teve como tutor o seu irmão mais velho, Damião, que providenciou sua educação. Quis, por isso, chamar-se “Pedro Damião”. Estudou em Ravena, Faenza, Pádua; depois fez-se Monge Camaldulense em Fonte Avellana, na Úmbria, onde viveu sob rigorosa austeridade e penitência.

Eleito prior do mosteiro, dedicou-se incansavelmente a promover a vida religiosa, não só ali, mas também em outras regiões da Itália.

Numa época muito difícil, ajudou os Papas em vista da reforma da Igreja, com sua atividade, seus escritos e no desempenho de embaixadas.

Ordenado Bispo de Óstia, lutou eficazmente para libertar a Igreja dos negócios temporais, reagiu contra a decadência intelectual e moral do clero, abrindo assim caminho para a reforma que pouco mais tarde empreendeu seu grande amigo, o monge Hildebrando, depois Gregório VII. Mas para ser digno de reformar a Igreja, São Pedro Damião não cessou de se reformar a si mesmo por uma vida austera e santa.

Faleceu em 22 de fevereiro de 1072. Foi logo venerado como santo, mas oficialmente somente em 1828 o Papa Leão XII o reconheceu como santo e o proclamou Doutor da Igreja por seus numerosos escritos litúrgicos, teológicos e morais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *