21 de novembro
Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

É uma das festas mais caras ao Oriente, que a celebra desde o século VI. Só a partir do século XIV, Roma aceitou-a em seu calendário. Para os orientais a “Theotokos” (Mãe de Deus) é o verdadeiro templo em que Deus, rejeitando o antigo culto, pôs a sua salvação. Para os ocidentais (recebida a “tradição” do Proto-Evangelho de Tiago), Maria é uma prodigiosa menina, que realiza exemplar “consagração” a Deus.

O novo calendário, conservando esta memória, entendeu apontar em Maria uma figura completa que nos ajuda a exaltar a Deus por sua maravilhosa obra de salvação. A origem da festa está ligada à dedicação da igreja de Santa Maria Nova em Jerusalém, em 543.

A memória da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria tem importância, não só porque é nela que é comemorado um dos mistérios da vida daquela que Deus escolheu como Mãe do seu Filho e como Mãe da Igreja, nem só porque nesta apresentação de Maria lembra-se a apresentação de Cristo ao Pai celeste ou melhor de todos os cristãos, mas também porque ela constitui um gesto concreto de ecumenismo, de diálogo com os nossos irmãos do Oriente.

O fato da apresentação de Maria no Templo não foi contado por nenhum livro sagrado, enquanto vem proposto com fartura de detalhes pelos apócrifos, a apresentação de Maria no templo não foi sem solenidade: tanto no momento da sua oferta como durante o tempo de sua permanência no Templo verificaram-se alguns fatos prodigiosos: Maria, conforme a promessa feita pelos seus pais, foi conduzida ao Templo aos três anos, acompanhada por grande número de meninas judias que seguravam tochas acesas, com a presença das autoridades de Jerusalém e entre cantos angélicos. Para subir ao Templo havia 15 degraus, que Maria subiu sozinha, embora fosse tão pequena. Maria no Templo se alimentava com uma comida extraordinária trazida diretamente pelos anjos e que ela não residia com as outras meninas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *