22 de agosto
Bem-aventurada Virgem Maria Rainha

A Liturgia Sagrada já invoca a Mãe de Deus com os títulos de Rainha dos Anjos, dos Patriarcas, dos Profetas, dos Apóstolos, dos Mártires, dos Confessores, das Virgens, de todos os Santos, Rainha Imaculada, Rainha do Santíssimo Rosário, Rainha da Paz e Rainha Assunta ao Céu.

Em 1944, Pio XII instituía para o dia 22 de agosto, a festa do Coração Imaculado de Maria, em harmonia com a solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Em 1955 estabelecia para 31 de maio a festa de Maria Rainha, paralela à solenidade de Cristo Rei. O novo calendário, assim como aproximou, para mais perfeito significado, a “Memória” do Coração de Maria da solenidade do Coração de Jesus, da mesma forma, colocando a Realeza de Maria a 22 de agosto, oito dias após a Assunção, quis pôr em relevo a estreita ligação entre a Assunção e Glorificação de Nossa Senhora.

A realeza messiânica é o estado a que são destinados todos os cristãos. Maria foi a primeira a realizar em si a promessa de Jesus: “Comereis e bebereis à minha mesa no meu reino e sentar-vos-eis em tronos para julgar as doze tribos de Israel” (Lc 22,28-30).

Este título de Rainha exprime então o pensamento de a Santíssima Virgem se avantajar a todas as ordens de santidade e de virtude, Rainha dos meios que levam a Jesus Cristo, e de que, sendo Rainha assunta ao Céu, já era sobre a terra, isto é, Rainha reconhecida pela terra e pelo céu como sendo a criatura mais perfeita e mais avantajada em toda a santidade e semelhança de Deus Criador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *