22 de fevereiro
Cátedra de São Pedro, Apóstolo

Cátedra significa cadeira, assento de honra, usado por quem tem autoridade. Cátedra é, portanto, o símbolo da autoridade e do magistério do bispo. Daí a origem do nome catedral, igreja-mãe, sede permanente do pastor.

Ao celebrar a Cátedra de São Pedro, a Igreja reconhece em Pedro seu guia e líder supremo, o símbolo da unidade entre os cristãos. Na Basílica de São Pedro, em Roma, existe uma cadeira de bronze escuro, ornada de ouro, é a Cátedra de Pedro. Foi esculpida por Lourenço Bernini, a pedido de Alexandre VII, em 1663. Encerra em si a antiga cátedra, de madeira e incrustada de marfim que, segundo a tradição, teria sido usada por Pedro, o primeiro Papa.

São Pedro foi o primeiro Bispo de Antioquia. Por isso, esta cidade celebrava a festa da Cátedra de São Pedro, no dia 22 de fevereiro. A seguir,São Pedro foi para Roma, onde concluiu a sua vida terrena com o martírio. Por este fim glorioso da sua existência, Roma foi considerada sede da Cátedra de São Pedro, celebrada em 18 de janeiro. Em 1960, o Papa São João XXIII uniu as duas festas, abolindo a de 18 de janeiro.

Esta festa representa a autoridade pastoral e magistral, que Cristo conferiu ao apóstolo São Pedro. Essa investidura da parte de Cristo foi reforçada depois da ressurreição: “Apascenta meus cordeiros…”. Logo após a ascensão vemos São Pedro tomar o seu lugar de líder. Ele preside a eleição de Matias, fala em nome de todos no dia de Pentecostes e diante do sinédrio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *