São Vicente é o mártir mais famoso de toda a península ibérica. Desde menino foi entregue por seus pais à orientação do Bispo Valério, de Saragoça, recebendo uma sólida formação religiosa e humana, e foi ordenado diácono da Igreja.
Foi Diácono a serviço da Igreja local de Saragoça, braço direito do bispo Valério para todos os serviços administrativos e caritativos da diocese. O Bispo de Saragoça não era bom pregador, era um pouco gago, e encarregou São Vicente para a pregação do Evangelho.
Foi preso durante as perseguições de Diocleciano, que mandou prender os líderes da Igreja, e levado como o Bispo Valério e Vicente para a prisão, em Valência.
Depois de processados foram condenados à morte, mas o governador mostrando uma certa clemência para o bispo muito idoso, mandou que fosse exilado. Entretanto reservou seu requinte de crueldade para São Vicente, que foi barbaramente chicoteado e esfolado, tendo os nervos e músculos esmigalhados. Mas ele continuava vivo entoando hinos de louvor a Deus. Os carrascos ficaram tão espantados e assustados, que desistiram da tortura, e tiraram São Vicente da cela quando então ele morreu. Era o ano 304.
Seu corpo foi atirado num terreno pantanoso, para que os animais pudessem devorá-lo, mas acabou sendo protegido por um corvo enorme, que não permitia que fosse tocado. Então o governador mandou que o jogassem ao mar, com uma grande pedra amarrada no pescoço, mas não afundou e foi parar na praia, onde os fiéis o recolheram e sepultaram fora dos muros da cidade de Valência. Neste lugar foi construída a belíssima basílica dedicada a ele e que guarda suas relíquias até hoje.
A Academia Brasileira de Hagiologia é uma academia dedicada ao estudo da hagiologia, ou seja, dos santos, candidatos à honra dos altares, movimentos messiânicos e coisas sagradas e santificadas.
CNPJ: 07.289.867/0001-58
Copyright © 2025 | ABRHAGI – Todos os direitos reservados. Este site foi construído por R&A Design.