22 de junho
São Paulino de Nola, Bispo
(355-431)

São Paulino nasceu no ano de 355, na cidade de Bordeaux, na França, numa rica família romana, que brilhava na carreira política. Foi educado com grande esmero.

Antes de tornar-se religioso foi cônsul e governador da Campânia. Manteve contato com Santo Ambrósio de Milão e com Santo Agostinho, os quais o encaminharam à conversão. Assim, aos vinte e cinco anos de idade foi batizado.

Apoiado pela esposa Terásia, uma cristã espanhola que também o influenciou a aprofundar-se nos ensinamentos do Evangelho, que com a morte do filho Celso, compartilhava de sua experiência religiosa, levou vida austera de tipo monástica, dividindo as grandes riquezas que possuíam com os pobres e as obras de caridade voltadas para o atendimento de doentes e desamparados.

Pouco tempo depois, São Paulino, que se tornara conhecido e estimado por todo o povo, encaminhou ao bispo um pedido para que este o ordenasse sacerdote. Ordenado sacerdote recusou o convite de Santo Ambrósio, que o queria em Milão, e retirou-se para Nola, na Campânia, onde outrora fora governador e a família ainda tinha como propriedade o túmulo de um mártir, São Félix. São Paulino começou a construir ali um santuário para o santo, e ao mesmo tempo construiu uma hospedaria para os peregrinos pobres. Em seguida, transformou um dos andares em mosteiro e deu início a uma comunidade religiosa formada por ele, a esposa e alguns amigos. A principal característica desses monges era a comunicação feita somente por meio de correspondência escrita. Assim ele revelou-se um grande poeta, escritor e pregador. Seu gênio e eloquência tanto em prosa quanto em verso eram objeto da admiração de São Jerônimo e Santo Agostinho.

Em 409, foi eleito Bispo de Nola, e por mais de 20 anos governou de tal modo seu rebanho que se destacou mesmo em uma época já abençoada com bispos sábios e grandiosos. Morreu aos 76 anos, em 431.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *