22 de maio
Santa Humildade, Abadessa
(1226-1310)

Rosanese Negusanti nasceu em Florença, no ano de 1226, casou-se com Ugolotto de Caccianemici no ano de 1242, com o qual teve dois filhos. Depois da morte dos meninos e uma seria enfermidade de Ugolotto, no ano de 1250 o dois decidiram retirar-se para conduzir vida religiosa na Congregação de Santa Perpétua dos Cônegos Regulares e das Cônegas, em Faenza, junto às quais Rosanese assumiu o nome de Humildade.

No ano de 1254 ela se enclausurou numa cela construída próxima ao mosteiro valombrosano de Santa Apolinaria em Faenza, no qual, por doze anos conduziu vida eremítica, tornando a muitos dos seus concidadãos segura conselheira espiritual. No ano de 1266, por inspiração divina confirmada por ordem do bispo, saiu de sua cela para dar vida a um mosteiro beneditino feminino, Santa Maria Novella (o mosteiro da Malta), segundo a reforma monástica de São João Gualberto.

No ano de 1281 novamente por inspiração divina retornou a Florença para fundar o Mosteiro de São João Evangelista, no qual permaneceu até a morte, ocorrida em 22 de maio de 1310, e onde foi sepultada e imediatamente venerada. No ano seguinte o Arcebispo de Florença, mediante a elevação dos espólios, reconheceu oficialmente a sua santidade. O culto da Beata foi aprovado pela Sé Apostólica em 27 de janeiro de 1720 e em 4 de março de 1918 a Congregação dos Sagrados Ritos a sua santidade. Os “Sermões” que dela nos restam são testemunhos de uma profunda sabedoria espiritual e expressão do amor a Deus e ao próximo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *