São Turíbio é chamado de “Apóstolo do Peru” e “Novo Ambrósio”. Nasceu em Mayorga, Espanha, em 1538. Era descendente de nobres de Leão.
Estudou em Valladolid, Salamanca e Santiago de Compostela. Foi bacharel em Direito e membro da Inquisição (1573). Em 1581, tornou-se Arcebispo de Lima, Peru. Sua jurisdição estendia-se por Cuzco, Cartagena, Popayán, Assunção, Caracas, Bogotá, Santiago, Concepción, Córdoba, Trujillo e Arequipa.
Movido pela miséria espiritual e material dos indígenas, colocou-se decididamente a seu serviço, opondo-se com firmeza aos sucessivos governadores do Peru, às extorsões dos colonos espanhóis e aos privilégios dos religiosos. Governou sua Igreja com a ajuda de concílios e sínodos e fazendo contínuas visitas pastorais, falando o dialeto local.
Por três vezes visitou sua diocese, anunciando o Evangelho, administrando os sacramentos. Obrigou o clero a se instruir, restaurou a disciplina, construiu escolas, igrejas, e fundou em Lima o primeiro seminário da América Espanhola.
Morreu no dia 23 de março de 1606, numa Quinta-feira Santa. Antes de morrer fez questão de receber o viático numa capelinha indígena. Nos últimos instantes de sua vida, pediu que fossem cantados os Salmos 116 e 31. Foi canonizado em 1726.
A Academia Brasileira de Hagiologia é uma academia dedicada ao estudo da hagiologia, ou seja, dos santos, candidatos à honra dos altares, movimentos messiânicos e coisas sagradas e santificadas.
CNPJ: 07.289.867/0001-58
Copyright © 2025 | ABRHAGI – Todos os direitos reservados. Este site foi construído por R&A Design.