No extremo oriente da Ásia, nas regiões do Vietnã de hoje, o Evangelho já vinha sendo anunciado desde o século XVI. Entre os evangelizadores são contados os Frades da Ordem dos Pregadores, naturais da Espanha e membros da Sociedade das Missões Estrangeiras de Paris, que obtiveram abundantes frutos. Contudo, nos séculos XVII, XVIII e XIX, mais precisamente de 1625 a 1886, excetuados breves períodos de paz, os governantes dessas regiões tudo fizeram para despertar o ódio contra a religião cristã e os discípulos de Cristo. Quanto mais perseguidos, maior o fervor cristão, tendo como resultado um elevadíssimo número de mártires.
Santo André Dung-Lac, era de família pobre, reconheceu a riqueza do dom sacerdotal e foi ordenado padre em 1823; em meio às perseguições desejava ardentemente testemunhar Jesus Cristo com o martírio, pois dizia que “aqueles que morrem pela fé sobem ao céu”.
Os padres locais e os catequistas estrangeiros tiveram as suas gargantas cortadas, enquanto os catequistas locais tiveram as palavras “Ta dao”, que significa “Falsa religião” impressas nas suas bochechas com um ferro quente, apontando-os assim para o desprezo público. Os simples fiéis cristãos, porém, poderiam ter salvado a vida se pisoteassem a cruz diante do juiz.
Confrontado com a firmeza dos cristãos na sua fé, o imperador ordenou a dispersão e o confisco dos seus bens: os maridos vieram para as mulheres e os filhos para os pais; muitos foram exilados para regiões distantes, entre populações não-cristãs.
O Papa São João Paulo II, no dia 19 de junho de 1988, inscreveu 117 deles no rol dos santos mártires. Entre eles, contam-se 11 missionários dominicanos espanhóis, 10 franceses e 96 mártires vietnamitas. Oito são bispos, 50 sacerdotes e 59 leigos, de diversas idades e condições sociais, na maioria pais e mães de família e, alguns, catequistas, seminaristas ou militares.
A Academia Brasileira de Hagiologia é uma academia dedicada ao estudo da hagiologia, ou seja, dos santos, candidatos à honra dos altares, movimentos messiânicos e coisas sagradas e santificadas.
CNPJ: 07.289.867/0001-58
Copyright © 2025 | ABRHAGI – Todos os direitos reservados. Este site foi construído por R&A Design.