24 de setembro
São Geraldo Sagredo, Bispo e Mártir
(980-1047)

São Geraldo nasceu em Veneza, no ano 980, de pais nobres e tementes a Deus que se distinguiram na devoção à Bem-aventurada Virgem Maria. Com cinco anos começou a ser educado no Mosteiro de São Jorge, em Veneza. Tornou-se monge e se distinguiu nos estudos e pouco depois foi obrigado a aceitar o “múnus” de abade deste mosteiro. Porém, após poucos anos, contra o desejo dos irmãos, renunciou ao encargo, porque queria peregrinar à Terra Santa. No entanto, Deus dispôs de forma diferente e ele em vez da Palestina chegou ao Reino da Hungria.

Neste primeiramente, se hospedou junto a Mauro, Bispo de cinco igrejas. Em seguida, foi apresentado ao Santo Rei Estevão. Este santo rei ao recebe-lo viu suas virtudes e incumbiu-o da educação de seu filho, o príncipe Américo. Geraldo, com seus conselhos e exemplo, formou a alma de Américo para o exercício de muitas virtudes e ao ver que o jovem já não mais precisava de guia espiritual, afastou-se dele e se estabeleceu no Eremitério de Bel. Nesse lugar passou sete anos em condições ásperas para o corpo, mas doces para o espirito.

Devido as necessidades do reino foi chamado e constituído Bispo de Csanad. Ali recebeu vários outros sacerdotes de diferentes nacionalidades. Ele mesmo batizou os pagãos, difundiu a fé, construiu igrejas e mosteiros, ajudou os pobres e sobretudo divulgou a devoção à Bem-aventurada Virgem Maria. Foi agraciado ainda com o espirito profético.

Após o falecimento do Santo Rei Estevão, muitos pagãos se revoltaram como ele mesmo predissera. Muitos que haviam sido convertidos a pouco tempo recaíram nos antigos ritos pagãos e ferozmente perseguiram os cristãos. Estando na cidade de Buda, seus seguidores foram aprisionados por uma multidão de gentios. Geraldo traçou sobre ele o Sinal da Cruz e orou por eles. Seu peito foi ainda transpassado por lanças e seus discípulos foram mortos da mesma maneira. Dessa forma o Bispo Geraldo chegou a obter a palma do martírio no dia 24 de setembro de 1047.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *