Rei da França, recebeu da mãe, Branca de Castela, sólida educação cristã. Realizou em sua vida o ideal do soberano que vive plenamente sua fé. Moderou o seu caráter impulsivo, sustentou-lhe a retidão moral, fê-lo sábio e modelo de virtudes familiares, verdadeiro tipo de leigo cristão. Fundou hospitais, tendo sido um exemplo de amor aos pobres e doentes. Terceiro Franciscano, toda a sua vida foi uma irradiação do espírito de São Francisco, que o animava em seu agir cotidiano. Favoreceu as ordens mendicantes, trabalhou como pacificador da Europa.
Coroado Rei da França aos doze anos, fez da defesa da honra de Deus o objetivo de sua vida. Antes de se passarem dois anos, já havia esmagado os hereges albigenses e forçado-os sob rigorosas penalidades a respeitar a fé católica. Em meio às diligências do governo, recitava diariamente o Ofício Divino e assistia a duas missas.
Destemido protetor dos fracos e oprimidos, foi escolhido para arbitrar todas as grandes disputas de sua época; entre o Papa e o imperador, entre Henrique III e os barões ingleses. Em 1248, para resgatar a terra em que Cristo pisara, reuniu consigo a cavalaria da França e embarcou para o Oriente. Lá, diante dos infiéis, fosse na vitória ou na derrota, à cama enfermo ou preso pelas correntes.
Ao ser preso em Damietta, um Emir correu para sua tenda brandindo uma adaga vermelha com o sangue do Sultão e ameaçou apunhalá-lo, a menos que fizesse dele um cavaleiro, como o Imperador Frederico fizera com Facardin. São Luís calmamente respondeu que nenhum descrente poderia realizar as obrigações de um soldado cristão. No mesmo cativeiro, ofereceram-lhe a liberdade em termos lícitos em si mesmos, mas garantidos por um juramento que implicava blasfêmia, ele inflexivemente se recusou.
Em agosto de 1270, seu exército desembarcou em Túnis, e, embora vitorioso sobre o inimigo, sucumbiu a uma febre maligna. Luís foi uma das vítimas. Recebeu o viático de joelhos e entregou a vida com a mesma alegria que entregara tudo o mais em honra a Deus.
A Academia Brasileira de Hagiologia é uma academia dedicada ao estudo da hagiologia, ou seja, dos santos, candidatos à honra dos altares, movimentos messiânicos e coisas sagradas e santificadas.
CNPJ: 07.289.867/0001-58
Copyright © 2025 | ABRHAGI – Todos os direitos reservados. Este site foi construído por R&A Design.